Técnicos

Profissionais especializados em atividades de apoio, produção e operação de elementos do espetáculo. 

 Camareira

 Cenógrafo

 Cenotécnico

 Contra-Regra

 Diretor

 Produtor

 Figurinista

 Aderecista

Maquiador 

Iluminador 

Sonoplasta 

 Bilheteiro

Camareira

Pessoa encarregada de conservar e manter em bom estado as peças de vestuário utilizadas no espetáculo, auxiliar o elenco a se vestir, organizar o guarda-roupa e embalar os figurinos em caso de viagem.

Voltar ao Menu

Cenógrafo

Cria, projeta e supervisiona, de acordo com o espírito da obra, a realização e montagem de todas as ambientações e espaços necessários à cena, incluindo a programação cronológica dos cenários; determina os materiais necessários; dirige a preparação, a montagem, a desmontagem e a remontagem das diversas unidades do trabalho.
Cabe ao Cenógrafo (aquele que cria, desenha, acompanha e orienta a montagem do projeto cenográfico) organizar o espaço cênico segundo as necessidades do espetáculo, em comum acordo com o diretor.

Voltar ao Menu

Cenotécnico

Planeja, coordena, constrói, adapta e executa todos os detalhes de material, serviços e montagem dos cenários, seguindo maquetes, croquís e plantas fornecidos pelo cenógrafo. É quem faz funcionar os cenários e demais dispositivos.

Voltar ao Menu

Contra-Regra

Executa tarefas de colocação dos objetos de cena e decoração do cenário, zela pela sua manutenção, solicitando à equipe técnica os reparos necessários, dá os sinais para início e intervalos do espetáculo, é encarregado dos efeitos especiais de luz e som entre outros.

Voltar ao Menu

Diretor

Concebe o projeto do espetáculo, elabora e coordena a encenação, a partir de uma idéia ou texto  utilizando-se de técnicas para obter os melhores resultados da comunicação com o público,  decide sobre quaisquer alterações no espetáculo, ao qual presta assistência enquanto estiver em cartaz.

Voltar ao Menu

Produtor

Objetiva a organização, coordenação e realização de uma obra artística. 

Um produtor cultural é quem realmente se preocupa com a produção de um espetáculo, pois é responsável a ser certificar de que está tudo em ordem para uma apresentação. Cuida dos contratos dos atores, mas não os escolhe pessoalmente; agenda datas e locais de apresentações. 

Então, desde contratar os atores e equipe técnica e garantir que todos cumpram sua função com base pra isso até ir de porta em porta oferecendo o espetáculo é função do produtor.

Voltar ao Menu

Figurinista

Aquele que cria, orienta e acompanha a produção dos trajes para um espetáculo teatral podendo também reelaborar figurinos já existentes. É necessário que tenha noções de cenografia, teatro, expressão corporal, iluminação, noções de espaço, arte, além de como se criar um traje, como história do vestuário, desenvolvimento de croquis, desenho técnico, modelagem, conhecimento sobre tecidos, acessórios, costura, e onde pode encontrar materiais e pessoal especializado.

Voltar ao Menu

Aderecista

Profissional que executa as peças decorativas e/ou os adereços cênicos do espetáculo. Faz escultura, entalhe, molde em gesso, bonecos etc.

Voltar ao Menu

Maquiador

Quem cria e faz a maquiagem dos atores.

O maquiador deve manter contato com o diretor, o cenógrafo, figurinista e com os atores.

Voltar ao Menu

Iluminador

É aquele que “faz a luz” para um espetáculo de teatro. Ele cria efeitos de luz, próprios e necessários ao espetáculo, determina as cores, intensidades, afinação e seqüência de acendimento dos refletores, além de programar a mesa de controle.

(A operação da iluminação nem sempre é feita necessariamente pelo iluminador).

Voltar ao Menu

Sonoplasta

O Sonoplasta explora as possibilidades expressivas do som, fornecendo uma realidade física, real ou imaginária, um mundo lógico e coerente, recriando cenários, objetos ou personagens.

(A operação da sonoplastia nem sempre é feita necessariamente pelo sonoplasta).

Voltar ao Menu

Bilheteiro

É a pessoa encarregada de vender os ingressos principalmente na bilheteria do local de apresentação e realizar o fechamento do borderô (Palavra adaptada do francês, bordereau, para designar o balancete de apresentações contendo o número de espectadores pagantes e os convites registrados a cada dia).

Voltar ao Menu